segunda-feira, 19 de abril de 2010


Lição de gestão com cheiro de mata
União de lazer,educação e ecologia rende premio nacional à Quinta da Estância

Métodos de gestão aliados à preocupação ambiental fizeram a fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre,superar 57 mil empresas de todo o país no prêmio MPE Brasil 2009 na categoria responsabilidade social.A premiação foi concedida pelo Movimento Brasil Competitivo, em parceria com Sebrae,Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, no final de março.
A historia da empresa surgiu de uma forma peculiar de ver a educação.A professora Sônia Goelzer,uma das proprietárias,sempre acreditou que o conhecimento deveria sair da sala de aula. Assim, as aulas no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre,ganhavam a redenção, e os trabalhos viravam peças de teatro e poesia. Todos os anos, outra atividade se repetia: a festa de final de ano dos formandos na fazenda. Os adolescentes urbanos gostavam tanto de ordenhar vacas e sentir o cheiro da mata que a fama do lugar se espalhou. Às vésperas de se aposentar, em 1992,Sônia decidiu fazer um projeto para receber alunos de outras escolas na Quinta,que tinha, então,12 hectares.
- Rodei o projeto no mimeógrafo e fui visitar as escolas particulares da Capital – relembra.
Vieram os primeiros grupos, e a propaganda boca a boca fez com que o marido de Sônia, Lucídio, largasse o emprego em uma empresa de comércio exterior para ajudar.Com os três filhos,André, Lucas e Rafael, a família Goelzer fixou residência em Estância Grande, a 30 quilômetros de Porto Alegre.
Hoje, a Quinta recebe grupos de empresas e alunos de outros Estados e do Exterior. São mais de 70 mil pessoas por ano em contato com os 100 hectares de mata nativa. Considerada uma das maiores fazendas pedagógicas do país, a Quinta conta com 50 professores-monitores. Uma experiência familiar de sucesso agora devidamente premiada.


Fonte:Zero Hora, 12 de abril de 2010
Nosso Mundo Sustentável.

- É bom saber que empresas estão criando uma cultura de desenvolvimento sustentável. Até hoje o homem vem agredindo o meio ambiente, visando somente o lucro. As organizações estão mudando e vendo que os recursos naturais são esgotáveis. Estão buscando alternativas mantendo o equilíbrio econômico, preservando a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário