quinta-feira, 22 de abril de 2010



CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL




Nosso objetivo é mostrar como o clima e cultura organizacional influenciam direta e indiretamente no comportamento, na motivação na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Pois grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

A cultura organizacional vem tendo uma importância destacada no mundo todo. Hoje em dia nós vivemos numa sociedade organizacional, que influenciam o tempo todo de maneira inconcebível na vida das pessoas em qualquer parte do planeta, incentivada pelo fenômeno globalização Quando falamos sobre cultura, geralmente nos referimos ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema de conhecimento, ideologia, valores, lei e rituais diários de uma sociedade.

O conceito de cultura organizacional também passa por diferentes grupos de pessoas com diversos modos de vida. A compreensão do entendimento de vida organizacional e suas relevâncias em busca de explorar idéias de que a própria organização é um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento de uma sociedade. Este tema vem sendo discutido no mundo todo, pela importância e semelhança e diferenças associadas como o fato de ser um operário, um faxineiro, um funcionário público, um bancário, um vendedor ou um agricultor são tão significativas quanto às características associadas com a identidade nacional.

Grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do grande grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

Para que se possa compreender e investir mais em uma organização é necessário aprofundar os estudos sobre o clima organizacional considerando o contexto histórico e cultural em que ela esta inserida e analisar as diretrizes dos seus gestores e subordinados.
As empresas, especialistas da área, organizações como todo, vêem percebendo a importância desse assunto na vida das pessoas e organizações buscando desenvolver talentos na busca de pessoas multiplicadoras de informações que possam abastecer organizar métodos de aprendizagem.

Como se percebe, as organizações estão inseridas muitas vezes em um contexto sócio-economico-cultural,apresentando características singulares. Ocorre de acordo com a gestão, liderança manifesta suas crenças dentro da organização. Para podermos analisar alguns sintomas dentro de uma organização, é necessário uma vasta investigação dos seus componentes organizacionais: O perfil dos lideres, colaboradores-clientes internos, sua missão, atitudes comunicação política de gestão e outro fatores que possam identificar sua cultura.

"O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a profundidade do individuo e, conseqüentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, alem de uma boa relação entre funcionários e a empresa.”


Conforme estudos e analises de obras de escritores sobre este assunto entendo que a cultura organizacional, o clima organizacional também se reflete conforme o progresso da organização, o tipo de profissional que a empresa busca a identificação do perfil deste funcionário. Entendo também que os processos hierárquicos influenciam destacadamente, a tendência dos lideres, a maneira de impor sua gestão de centralizar ou não as atividades.
Todo este processo pode gerar atitudes diferentes entre grupos nas empresas, tanto aproximar pessoas como distanciar dependendo do perfil de cada colaborador e sua percepção, sempre levando em conta a relação entre empregado e empregador observando suas relações de estreitamento.

Entendo que o clima organizacional está ligado a cultura da empresa diretamente, o clima depende dos reflexos da cultura gerando assim os efeitos e conseqüências. O comportamento dos colaboradores depende muito do clima da empresa, estes aspectos estão numa linha paralela influenciando o comportamento dos indivíduos nas organizações. Fatores como: motivação, satisfação, comportamento e produtividade estão ligados diretamente no clima, sempre lembrando que o clima esta ligado na cultura formando um todo.

Em alguns casos, confundimos cultura organizacional com clima, isso se deve por entender que algumas mudanças superficiais num curto período de tempo venham dar resultados imediatos. Entendo que o processo é muito mais longo, para modificar ou alterar cultura, as mudanças tem que ocorrer com muito mais profundidade.

Com esta pesquisa, entende-se que não há uma maneira exata de administrar uma organização. Não existe um sistema mágico com soluções para todos os problemas. Algumas organizações tentam implantar processos de outras, que conseguem sucesso se beneficiando das informações facilitadas hoje por meios eletrônicos, consultorias e outros.

Portanto, pensar em clima e cultura organizacional, vai muito além de uma simples modificação, implica em rever toda a vida da empresa, observar fatores internos e externos que possam alterar o desenvolvimento da organização, fortalecendo que é praticamente impossível adotar um modelo único de gestão. Cada organização tem sua própria cultura, seus colaboradores também possuem características ligadas a esta organização, baseado no entendimento da atração pelo perfil da cada empresa quando na sua opção de contratação.

Como diagnosticar fatores a serem trabalhados em busca de aperfeiçoamento de processos, envolve tempo, movimenta interesses, ocasiona num curto prazo uma possibilidade de gerar custos para as empresas, nem sempre é tarefa fácil, mas, o importante é colocar em mente os objetivos a serem traçados pelos gestores e utilizar uma maneira criteriosa, honesta e racional para realizar a implantação das modificações. Lembrando que essas não ocorrem de um dia para outro, e também exigem superação de todos dentro das organizações. Se todos usarem suas influencias numa única direção os objetivos ocorrem com maior êxito.

"http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/influencias-do-clima-e-cultura-organizacional-no-comportamento-1510726.html"



O comportamento visual – Com que roupa eu vou ??


Velha discussão sobre aparência no trabalho ganha tons modernos com popularização
De tatuagens e piercings. A discussão sobre qual é a roupa que se deve usar no ambiente de
trabalho ganhou agora um jeito mais radical. Com a moda dos piercings e tatuagens, os profissionais se deparam com um novo dilema. Uma águia estampada no braço ou um desenho tribal no pescoço pode atrapalhar sua carreira?

A resposta que os especialistas têm dado se baseia no mais puro bom senso. O modo como cada um se veste e se comporta não é só uma questão de gosto ou estilo. A imagem de cada profissional não reflete apenas a sua personalidade, como também ajuda a formar a identidade da empresa. É como um cartão de visitas do profissional e da corporação. Por isso, é preciso estar atento a como os outros enxergam sua postura.

'Quando a pessoa toma consciência da imagem que passa com cada roupa, ela não erra mais', diz o vice-presidente de criação da agência de propaganda QG Comunicação, Sérgio Lopes. Ele define seu estilo como casual. 'Como integrante da criação, não combina estar formal demais.
Mas como sócio, tenho de estar adequadamente vestido para ir a uma reunião ou restaurante com clientes sem passar vergonha.

Na QG, ele reforça, 'casual' é totalmente diferente de 'desleixado'.
'Aparecer de chinelo e camiseta de banda não dá,' diz Sérgio. Mas na empresa há pessoas de diversos estilos. 'A equipe de finanças é mais formal, pois tem de passar segurança aos clientes. A equipe de criação é mais despojada, colorida, com tatuagens. E o administrativo é um meio-termo.Cada um, adequado a seu ambiente.

Na prática, as pessoas têm adotado um estilo mais moderno, radical, com as tatuagens ou piercings, mas de maneira discreta, para não chamar mais a atenção para o visual do profissional do que para seu trabalho.

O tatuador Sérgio Maciel, conhecido como Leds, diz que houve um aumento de executivos em seus estúdios. 'Diminuiu o preconceito corporativo', diz ele. 'A tatuagem segue o mesmo raciocínio da roupa. Se você trabalha em um ambiente formal, não vai tatuar a cabeça, e sim um lugar discreto.'

Ele diz que muitos executivos pedem desenhos para simbolizar conquistas.
E lembra: 'por melhor que seja a aparência de uma pessoa e a impressão que ela causa, o melhor atributo é a competência.'

A preocupação com o estilo do profissional de se apresentar e vestir é conhecido entre os especialistas como comunicação não-verbal. 'A comunicação não-verbal envolve postura, aparência, vestuário e tom de voz, entre outras coisas', diz Silvana Bianchinni, da consultoria
Dresscode. 'Num primeiro contato, quando se forma a primeira impressão, essas características representam até 93% do impacto causado. Só 7% vêm do que a pessoa fala.

Uma primeira impressão leva 30 segundos para se formar. 'É um tempo curto mas que pode ser decisivo em uma entrevista de emprego ou em uma reunião de negócios', diz Silvana, que já realizou workshops de imagem e comunicação não-verbal para executivos de empresas como Unilever, Unibanco e Merryll Lynch. 'Um conjunto de impressões, ao longo do tempo, forma a imagem do executivo. Mas antes da imagem se formar, uma impressão errada pode ser um desastre.

Entre os principais erros, está o vestuário. 'Uma executiva pode até usar terninho cor-de-rosa. Porém, dificilmente vai passar uma imagem de credibilidade', diz. 'Peças clássicas de tons neutros funcionam melhor nas empresas.' Isso não significa que os ambientes de trabalho devam ser uniformizados. 'Cores frias passam mais autoridade, cores quentes, mais comunicação. O erro é o exagero: ser escravo da moda, usar muito decote ou brilho.

Apesar de poucas empresas terem regras explícitas sobre vestuário, ela lembra que em todos os ambientes a maneira como a pessoa se veste é julgada. 'Falei com uma garota que vestia roupas bastante justas. Ela ia a uma entrevista de emprego. Não acho que conseguiu.

É possível, claro, colocar um pouco do próprio estilo no vestuário do dia-a-dia. 'Mesmo cabelo comprido ou tatuagem são válidos. A aparência deve ser usada a seu favor, não contra', diz Silvana.

Fonte: Folha de São Paulo

Mude ( Edson Marques )


Mas comece devagar,porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira,no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,procure andar pelo outro lado da rua.Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,calmamente,observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas.Dê os teus sapatos velhos.Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia,ou no parque, ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas.Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama...depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,compre outros jornais...leia outros livros, Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida.Ame a novidade.Durma mais tarde.Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.Corrija a postura.

Coma um pouco menos,escolha comidas diferentes,novos temperos, novas cores,
novas delícias. Tente o novo todo dia.o novo lado,o novo método,o novo sabor,o novo jeito,o novo prazer,o novo amor.a nova vida. Tente.Busque novos amigos. Tente novos amores.Faça novas relações.
Almoce em outros locais,vá a outros restaurantes,tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.Almoce mais cedo,jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado...outra marca de sabonete,outro creme dental...
tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores.Vá passear em outros lugares.Ame muito,cada vez mais,de modos diferentes.
Troque de bolsa,de carteira,de malas,troque de carro,compre novos óculos,
escreva outras poesias. Jogue os velhos relógios,quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros,outros teatros,
visite novos museus.
Mude. Lembre-se de que a Vida é uma só.E pense seriamente em arrumar um outro emprego,uma nova ocupação,um trabalho mais light,mais prazeroso,mais digno,
mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre,invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.Experimente coisas novas.Troque novamente.Mude, de novo.Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas,mas não é isso o que importa.O mais importante é a mudança,o movimento,o dinamismo,a energia. Só o que está morto não muda !!!!



CONECTADO A SUA MARCA

Blackberry, iPhone, outro smartphone, celular comum, Kindle, iPad, iMac, PC notebook, netbook, Flip, GPS, mini-projetor multimídia. Qual é o seu?
Nossos objetos são um dos elementos da nossa comunicação não-verbal. Da mesma forma que associamos segurança à marca Volvo, velocidade à Ferrari, as pessoas irão definir muito da sua personalidade por meio do seu celular, computador e outros gadgets que você usa, independente de você ser aficionado ou não por tecnologia, independente de como o equipamento funciona ou não.
Os equipamentos e objetos que você usa no trabalho devem ser reflexo de como você deseja ser percebido. Como seus equipamentos refletem sua marca pessoal?
É importante pensar em quais atributos você deseja ter associados a sua marca. Estética, design, performance, tradição, solidez, rapidez, agilidade, resistência, mobilidade. O que te define? Agora pense em produtos e marcas e busque associar a eles adjetivos. Pense no que eles simbolizam. Você está sendo representado de forma coerente?

SERÁ QUE VAI DEMORAR ??
VELOCIDADE DE RESPOSTA X IMAGEM


Hoje nos encontramos em uma época de mensagens instantâneas. No universo profissional, os e-mails tornaram-se a forma de comunicação padrão. É uma forma de comunicação assíncrona, como as cartas, mas há nela uma expectativa de respostas rápidas.
Esperar não nos agrada – nos dias de hoje tudo acontece muito rapidamente, temos pressa. Nesta nossa pressa, nesta nossa impaciência, julgamos – e somos julgados – pela nossa velocidade – de comunicação, de resposta, de tomada de decisão, de retorno.
Cada um tem um padrão de velocidade de resposta mais ou menos estabelecido para cada pessoa com quem normalmente se corresponde – e esta pessoa já tem uma idéia de quanto tempo irá levar para receber um retorno seu, baseado na velocidade em que você respondeu nas vezes anteriores.
De forma planejada – ou não – gerenciamos nossa imagem quanto à acessibilidade e receptividade. Você pode parecer mais ou menos acessível, ágil e responsivo dependendo da rapidez de resposta aos emails recebidos.
Aqui aplica-se uma regra de “O que eu não vejo, eu suponho…” Assim, quando você não repete o padrão que estabeleceu, fica à mercê da justificativa que outro dá (para si mesmo) sobre a sua não-resposta. Desta forma, boas reputações ajudam e as más, bem… Seu cargo ou tipo de trabalho que realiza pode afetar o julgamento: você está sentado a frente de um computador o dia todo ou está fora o dia todo? Porém, com a adoção dos smartphones por mais e mais pessoas, responder logo torna-se uma quase obrigação.
Uma forma de lidar com as expectativas é usar respostas automáticas de ausência ou rapidamente escrever naquele exato momento não pode responder ou não tem a informação solicitada. Mas é fundamental comunicar um prazo de retorno, senão fica aquela sensação do “passa lá em casa”. E assim, se não respondemos no prazo que o outro considera razoável, certamente ele irá procurar outra pessoa que se mostre mais acessível, ágil e responsiva.

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