quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Importância da Cultura Organizacional
Bernardo Leite Moreira

A verdadeira dimensão da importância da Cultura Organizacional talvez só possa ser perfeitamente compreendida pelas pessoas que a experimentam. A cultura organizacional determina o estilo de gestão das chefias e o próprio comportamento das pessoas dentro da empresa. Sentir sua influência e perceber sua forte pressão social é uma experiência única. E única também são as suas características fazendo-se diferenciar as empresas da mesma maneira que os seres humanos diferenciam-se por meio de suas características individuais, sua personalidade. Aliás, por razões didáticas compara-se a cultura organizacional das empresas com as características de personalidade das pessoas. É como se a cultura organizacional fosse a personalidade da empresa. Não há empresa, de qualquer segmento ou porte, que não tenha suas características de personalidade. E essa comparação vai longe. Por exemplo, no processo terapêutico dedicado às pessoas não se objetiva modificar a personalidade do paciente. Não se podem despersonalizar as pessoas.Da mesma forma, nos processos de mudança cultural, algumas vezes chamados também de Desenvolvimento Organizacional, não se pode esperar que o objetivo seja o de despersonalizar a empresa. É fundamental reconhecer suas características e principalmente seus elementos de formação. A cultura organizacional forma-se da confluência de alguns fatores que tem sua origem ou no fundador da empresa (típico das empresas nacionais) ou na Matriz da empresa (típico das empresas multinacionais). Os valores, crenças e experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, complementados pelos costumes éticos e étnicos. Os costumes éticos fundamentam-se na escala de valores da sociedade em que se insere a empresa e regem os procedimentos do negócio. Os costumes étnicos fundamentam-se nas características da raça de origem (país ou cultura) da organização e interferem nos procedimentos da organização até com mais força que os costumes éticos (os costumes éticos são adaptados quando da mudança de local da empresa, os costumes étnicos não sofrem alteração). Outro aspecto importante na formação da cultura organizacional relaciona-se com o nível de competitividade. Segmentos competitivos geram empresas organizadas e mais modernas. Segmentos pouco competitivos tornam as empresas mais acomodadas e menos desenvolvidas. São estes fatores que criam a Cultura Organizacional que, por sua vez, define como vai ser a característica de gestão predominante na empresa. E, a característica de gestão predominante determina como será o comportamento organizacional, isto é, como vão comportar-se os profissionais dentro da empresa. Entender este processo de formação da cultura e aprofundar a compreensão e a prática das organizações é fator de sucesso nos processos de mudanças e de Desenvolvimento Organizacional.

Bernardo Leite Moreira
Psicólogo com especialização em Administração de Empresas. Experiência de aproximadamente 20 anos em empresas de diversos segmentos empresariais, em nível gerencial e diretivo. Desenvolveu pesquisas de gestão, especialmente para a década de 90, com veiculação em diversos e importantes veículos de divulgação como, por exemplo, a revista Exame. Palestrante, com intensa atividade e articulista na área de gestão e estratégia com vários artigos e estudos publicados. Colaborador do jornal Profissional e Negócios da Central de Negócios. Colaborador da edição digital (pegn-online) da Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Como professor universitário desenvolveu atividades acadêmicas em entidades de ensino como: Faculdades Senador Flaquer; Faculdades Objetivo e Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e No Curso De Pós Graduação Das Faculdades Costa Braga. Atualmente é professor de Pós-Graduação da Faculdade Brasileira de Recursos Humanos (Instituto Hoyler), do INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação) e do M.B.A. (Master Business Administration) do Instituto Mauá De Tecnologia - Centro De Educação Continuada de Engenharia E Administração – CECEA- nas atividades de Planejamento Estratégico Empresarial e Desenvolvimento e Formação de Empreendedores. Especialista em comportamento organizacional atua na atividade de consultoria desde 1980 desenvolvendo trabalhos de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento Organizacional, implantação de programas de Qualidade Total, Implantação do programa dos Novos 5 S, implantação de Grupos de Melhoria Contínua (atendimento à Q.S. 9.000) e de Células de Produção e de Engenharia Simultânea, ações de Reengenharia de Processos e de Planejamento Estratégico de Gestão e Negócios e ações de Coaching Personalizado a Executivos. Autor do livro "Ciclo de Vida das Empresas", que enfoca o comportamento organizacional sob o prisma do empreendedor e do corpo de funcionários em cada estágio de evolução das organizações e que inclui uma metodologia de implantação da Cadeia de Clientes e Fornecedores Internos ("customer-supplier chain"), desenvolvida por nós e já implantada em quatro grandes empresas. Sócio-Diretor da LMC & Partners - Consultoria Empresarial.

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